O governador do Acre, Gladson Camelí, participou na tarde desta quinta-feira, 16, da assinatura de termos de fomento voltados ao fortalecimento da sociedade civil. A iniciativa, viabilizada por emendas parlamentares, contempla entidades que realizam ações sociais relevantes para a população acreana. A articulação é conduzida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), pasta conduzida pela vice-governadora Mailza Assis.
Em 2025, cinco instituições de Rio Branco foram contempladas com emendas parlamentares estaduais que totalizam R$ 971.447,84. Os recursos fortalecem iniciativas voltadas à assistência social, inclusão produtiva, proteção de crianças e adolescentes, redução de danos e promoção do fortalecimento comunitário.
Os termos de fomento representam parcerias estratégicas entre o governo estadual e organizações da sociedade civil (OSCs), viabilizadas por emendas parlamentares destinadas à execução de projetos de interesse público. Em 2025, os termos vigentes contemplam instituições sediadas em Rio Branco, com recursos indicados por deputados estaduais.
As iniciativas apoiadas atuam em áreas essenciais da política social do Acre, como assistência social, proteção de crianças e adolescentes, inclusão social e saúde pública. Ao ser questionado sobre a união entre os poderes e a sociedade civil para ampliar o alcance das ações do governo, o governador Gladson Camelí afirmou que este é o diferencial de sua gestão.
“Como você mesmo disse, esse ato é a prova do que sempre defendo: colocar o Estado mais próximo das pessoas. O poder Executivo não pode achar que resolve tudo sozinho. É preciso a presença dos demais poderes.”
Ele explicou que a atuação conjunta, especialmente por meio das emendas parlamentares, tem sido essencial para levar o Estado de Direito às comunidades e bairros. Segundo Camelí, essa parceria demonstra que o governo está comprometido em ocupar e cuidar das missões públicas com responsabilidade.
Ao ser perguntado sobre o legado que deseja deixar ao final de sua gestão, o governador foi enfático. “Com toda certeza, esse é o principal legado. Para mim, essa é a maior obra: cuidar das pessoas.”
O governador defendeu ainda a importância das emendas parlamentares para que as ações sociais possam ser melhor aplicadas. “Esse é um exemplo claro de como as emendas retornam à sociedade. Mais do que isso, mostram o compromisso do Poder Executivo com os demais poderes, tanto o Legislativo quanto o Judiciário. Cidadania é salvar vidas, é cuidar das pessoas.”
Agência de Notícias do Acre