Ícone do site Folha do Acre

Guerra entre presidente e vice da Câmara: Lêoncio chama Joabe de incompetente e centralizador

O clima político na Câmara Municipal de Rio Branco esquentou mais uma vez durante a sessão desta terça-feira, 21. O embate desta vez envolveu diretamente o presidente da Casa, vereador Joabe Lira, e o vice-presidente, Leôncio Castro, que trocaram acusações e farpas em plenário.

A discussão teve início após o vereador João Paulo Silva usar a tribuna para criticar a gestão de Joabe Lira, afirmando que há apenas um servidor responsável por servir água e café aos vereadores e ao público durante as sessões. João Paulo chegou a dizer que a situação beira “um ato de escravidão” e sugeriu a contratação de mais um funcionário.

Em meio às críticas, o vice-presidente Leôncio Castro fez duras declarações contra o presidente:

“Sou empresário com muito orgulho, nunca ocupei cargo público nesse sentido. Eu nunca fui secretário porque eu nunca tive ‘papai’ pra me indicar, como papai também indicou o presidente desta Câmara Municipal de Rio Branco. Então, tudo que acontece nesta casa é por incompetência exclusiva e única do dono da bola, que é o vereador Joabe Lira que é centralizador.”

A fala gerou reação imediata. O presidente Joabe Lira rebateu as acusações e alfinetou o vice:

“Se tem alguém incompetente aqui é ele, que nunca exerceu nenhum cargo de relevância pública. O nosso amigo aqui que serve café foi recontratado agora na nossa gestão.”

O episódio expõe uma crescente crise interna na Câmara de Rio Branco, marcada por desentendimentos e insatisfações com a condução administrativa da Casa.

Sair da versão mobile