O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciaram nesta sexta-feira, 10, o lançamento do “MEC Enem”, um aplicativo gratuito que promete revolucionar a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Disponível para Android, iOS e também na versão para computador, o aplicativo oferece simulados com questões de edições anteriores do Enem, trilhas de estudo com vídeos e apostilas, além de uma assistente virtual que ajuda o estudante a tirar dúvidas e montar cronogramas personalizados de estudo.
Uma das grandes novidades é a função que permite treinar redações. O usuário pode escrever o texto à mão em uma folha de papel, tirar uma foto e enviar pelo aplicativo. A ferramenta transcreve o texto, corrige automaticamente, atribui uma nota e indica os pontos que precisam ser melhorados.
Durante o anúncio, Camilo Santana destacou que a plataforma é uma das mais completas já criadas pelo Ministério da Educação.
“O MEC Enem é uma plataforma com o que há de mais moderno para o jovem, ou qualquer brasileiro, que queira se preparar para o Enem. A prova é o acesso às políticas que o presidente Lula criou: Prouni, Fies e Sisu”, afirmou o ministro.
O aplicativo também disponibiliza aulas em vídeo e em PDF, permitindo que os estudantes estudem de acordo com sua rotina e estilo de aprendizagem.
O acesso ao “MEC Enem” é totalmente gratuito, por meio do portal gov.br, e tem como objetivo democratizar o acesso à preparação para o exame, ampliando as oportunidades de ingresso no ensino superior público e privado em todo o país.