quinta-feira, 2 outubro 2025

Gladson anuncia possibilidade de convocar mais aprovados da Polícia Penal até fevereiro de 2026

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

O governador Gladson Cameli destacou avanços na área da segurança pública e sinalizou a possibilidade de novas convocações de concursados até fevereiro de 2026. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Café com Notícias, da TV 5, na manhã desta quinta-feira, 2.

Cameli ressaltou que a atual gestão tem investido na reformulação de delegacias, quartéis e na melhoria das condições de trabalho dos servidores da segurança, incluindo viaturas, fardamento e munições. “Nós melhoramos muito na segurança pública, mas também em toda a estrutura governamental, com reformas e novas sedes para que o servidor público possa trabalhar”, afirmou.

O governador enfatizou que sua equipe está realizando um estudo para garantir que as convocações não comprometam a saúde financeira do Estado, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Até fevereiro, no máximo, quero ver se fazemos novos chamamentos, não somente para a Polícia Penal, mas também para outras secretarias, garantindo um atendimento mais eficiente e humanizado para a população”, disse.

A expectativa é de que os novos chamados incluam profissionais da saúde, educação, Polícia Penal, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Acre (Idaf) e outras áreas. Cameli reconheceu, no entanto, o impasse entre a necessidade de convocar concursados e a presença de servidores provisórios em atuação. “Se faz concurso público, tem que chamar quem foi aprovado. Mas, ao mesmo tempo, há contratos em vigor com provisórios, o que gera questionamentos”, explicou.

Questionado sobre possíveis manifestações da saúde, especialmente diante da indefinição em torno do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria, Cameli admitiu a preocupação. “Eu tenho sim. Mas estamos trabalhando para encontrar soluções sem colocar em risco o equilíbrio financeiro do Estado”, concluiu.

Publicidade