sexta-feira, 31 outubro 2025

Filho de vereador está entre os presos em operação contra facção em Cruzeiro do Sul

Redação Folha do Acre

Um jovem identificado pelas iniciais D.F., filho de um vereador de Cruzeiro do Sul, foi presos nesta quinta-feira (30) durante Operação Centúria, deflagrada pela Polícia Civil em três municípios do Juruá.

Além de D.F, mas 11 pessoas foram presas na operação que visa combater o tráfico de drogas e organização criminosa no Juruá.

“Ele vende drogas e tem envolvimento com a organização criminosa”, afirmou o delegado Heverton Carvalho, coordenador da operação.

A ação foi da Polícia Civil do Acre por meio do Núcleo Especializado de Investigações Criminais de Cruzeiro do Sul, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado -GAECO do Ministério Público do Acre -MPAC. É fruto de um trabalho integrado que apurou crimes relacionados a tráfico de entorpecentes, roubos, homicídios, ocultação de cadáver e associação criminosa, todos vinculados à atuação de uma facção com estrutura hierarquizada e divisão de tarefas. O objetivo era o cumprimento de 16 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário.

O delegado destaca que a Centúria representa o fortalecimento da presença do Estado e o compromisso das forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado.

“A Operação Centúria simboliza o comprometimento das forças de segurança na defesa da sociedade acreana. É uma demonstração clara de que o Estado está presente e atuante, e de que nenhuma estrutura criminosa se sobrepõe à lei. Essa ação conjunta reforça o papel da investigação técnica e o combate inteligente ao crime organizado”, afirmou o delegado.

A promotora de Justiça integrante do GAECO, Maísa Arantes, ressaltou o caráter estratégico e conjunto da operação. “Essa operação é fruto de um trabalho coordenado, baseado em provas robustas e investigação minuciosa. O objetivo é desarticular as organizações criminosas que ameaçam a tranquilidade pública, enfraquecendo suas estruturas e restabelecendo o controle do Estado e a sensação de segurança da população”, destacou.

Publicidade