sexta-feira, 17 outubro 2025

Em sua 1ª competição, Francimar Del Águila representa o Acre na Copa Norte de Halterofilismo Paralímpico em Roraima

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

No próximo sábado, 18 de outubro de 2025, a cidade de Boa Vista, em Roraima, será palco da Copa Norte de Halterofilismo Paralímpico, competição que reúne atletas com deficiência de todos os estados da região Norte. Entre os participantes, está Francimar da Silva Del Águila, de 48 anos, natural da capital Rio Branco, que carrega uma história de superação e determinação que inspira a todos. Esta será a primeira competição oficial do atleta.

Ex-motorista de ônibus e caminhoneiro, Francimar sempre teve no coração o desejo de viver intensamente. Em 30 de maio de 2014, sua vida mudou radicalmente após um grave acidente de trânsito, quando um motorista alcoolizado o atingiu enquanto ele pilotava sua motocicleta na Via Verde, próximo a UPA do 2° Distrito, resultando na amputação de sua perna. Apesar das adversidades, ele nunca deixou de sonhar e lutar.

“Eu sempre acreditei que dias melhores viriam para minha vida. Nunca parei de lutar, nunca parei de sonhar. Depois disso, muita coisa aconteceu de melhor e só tenho a agradecer a Deus pela vida”, contou Francimar.

Após o acidente, Francimar passou por múltiplas cirurgias e desafios com próteses até conseguir se adaptar a uma prótese funcional, o que lhe permitiu retomar atividades físicas. Em 2017, durante a fisioterapia intensa, despertou seu interesse pela musculação e pelo esporte paralímpico. Incentivado por professores e amigos, ele começou a treinar no Centro de Referência Paralímpico Brasileiro na Universidade Federal do Acre (Ufac), desenvolvendo força e disciplina para competir.

“Três pessoas falando sobre isso ao mesmo tempo foi um sinal de Deus para eu competir, para me dedicar ao treino, e isso me ajudou muito. Ali percebi que o potencial que as pessoas diziam que eu tinha realmente se concretizou, e essa motivação continua me ajudando até hoje”, destacou Del Águila.

A Copa Norte de Halterofilismo Paralímpico terá um dia de competições intensas, com cada categoria competindo por quatro horas, e Francimar que atualmente pesa 94,6 kg, disputará na categoria até 97 kg. Para ele, a expectativa é clara: trazer o melhor resultado possível para representar o Acre.

“A minha expectativa é de trazer o melhor resultado possível, ou seja, conquistar uma medalha, se possível de ouro. Nós treinamos para isso, e nosso foco e objetivo é exatamente esse: dar o nosso melhor”, afirmou o atleta.

O atleta também citou como inspiração Fábio Mendes, colega da Ufac e medalhista em competições paralímpicas, que serviu como exemplo de superação e incentivo para Francimar.

“Eu soube da história dele, vi ele também e pensei: ‘Cara, que superação!’ Até falei para ele: ‘Rapaz, eu me inspirei na sua história. Vi você competir no Centro Paralímpico e já trazendo medalhas para o nosso estado’. Isso também despertou em mim o desejo de competir e ajudar a conquistar títulos para o nosso estado, que é tão carente”, concluiu.

Publicidade