terça-feira, 28 outubro 2025

Eduardo Ribeiro diz que escola de Saúde Pública vai qualificar médicos e presta solidariedade à família de José Pedro

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

Na manhã desta terça-feira, 28, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado estadual Eduardo Ribeiro destacou a criação da Escola de Saúde Pública do Estado do Acre, por meio do Decreto nº 11.779, publicado na última segunda-feira, 27, no Diário Oficial do Estado (DOE).

O parlamentar afirmou que a iniciativa tem como objetivo capacitar e qualificar médicos formados no exterior, especialmente aqueles que buscam a revalidação de seus diplomas pelo Revalida, oferecendo cursos preparatórios gratuitos. Segundo Ribeiro, a medida é estratégica para fortalecer a quantidade de médicos no estado, considerando que a média atual de profissionais é 1,8 médicos por mil habitantes, bem abaixo da média nacional, que é de 3,3 médicos por mil habitantes.

“A gente sabe que a maioria dos médicos que formam ali no exterior, sobretudo aqui na região da Bolívia, são pessoas que têm suas famílias aqui no estado e que não querem sair do estado. Então é uma forma dessa escola ajudar essas pessoas, ajudar essas pessoas que formaram para conseguir tirar o revalida e poder estar trabalhando aqui no nosso querido e amado estado de Acre”, afirmou Ribeiro.

Além disso, o deputado fez um registro de pesar pelo falecimento de José Pedro, o bebê que faleceu após ter sido quase enterrado vivo, destacando que o episódio serve de reflexão sobre as políticas públicas e a necessidade de atenção às famílias em momentos de dor.

“Muito triste o que aconteceu, algo que serve de reflexão para todos nós, serve de reflexão para as políticas públicas, toda forma como se encontram e assim, a gente espera que Deus possa estar confortando aquela família, possa estar confortando todas as pessoas que sofreram naquele momento”, destacou.

Publicidade