O Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre (CRM-AC) informou que será instaurada sindicância para apuração do caso envolvendo o bebê recém-nascido que foi declarado morto por equipe médica da Maternidade Bárbara Heliodora, mas que horas depois foi constatado que ele estava vivo.
O CRM-AC diz ainda que reafirma seu compromisso com a ética médica e com a proteção da vida.
Nota oficial na íntegra:
NOTA OFICIAL
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre (CRM-AC) informa que acompanha com atenção os fatos relatados pela imprensa envolvendo a Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco.
Diante da situação, o CRM-AC comunica que será instaurada sindicância para apuração dos fatos, com o objetivo de verificar as circunstâncias do ocorrido e eventuais responsabilidades, dentro dos parâmetros legais e éticos que regem o exercício da medicina.
A autarquia ressalta ainda que as sindicâncias e processos em trâmite correm em sigilo processual, conforme previsto no Código de Processo Ético-Profissional do Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM nº 2.306/2022, art. 1º, §3º).
O CRM-AC reafirma seu compromisso com a ética médica e com a proteção da vida, assegurando que todos os procedimentos necessários serão conduzidos com rigor e imparcialidade.
Rio Branco, 25 de outubro de 2025
Presidência do CRM-AC
