domingo, 12 outubro 2025

Brasil registra 17 casos confirmados de intoxicação por metanol

Redação Folha do Acre

Nesta segunda-feira, o Brasil registrou 17 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica – 15 no estado de São Paulo e dois no Paraná.

No total, são 217 notificações, duzentas ainda estão sendo investigadas.

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, o estado de São Paulo concentra quase 83% das ocorrências, 164 em investigação.

Além de São Paulo e Paraná, outros 12 estados notificaram casos suspeitos: Acre, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul. Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso descartaram os casos suspeitos.

Entre as mortes: duas foram confirmadas em São Paulo e 12 seguem em análise – uma em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, uma na Paraíba, uma no Ceará e seis em São Paulo.

Em entrevista à imprensa hoje, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que o governo vai solicitar à Justiça a destruição de todo o material apreendido nas fiscalizações e atualizou os números das operações, que levaram à interdição cautelar de onze estabelecimentos e à prisão de 20 suspeitos em uma semana.

Nesta segunda-feira, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha anunciou o apoio de laboratórios públicos para acelerar a análise dos casos suspeitos no estado de São Paulo.

No Distrito Federal, também há ações relacionadas às intoxicações por metanol: a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde requisitou à Secretaria de Saúde informações sobre a elaboração de protocolo de assistência e de fluxo de atendimento nas unidades de urgência e emergência em casos suspeitos de intoxicação por metanol. O Ministério Público do Distrito Federal também solicitou informações sobre o planejamento de ações pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde. A Secretaria de Saúde tem o prazo de cinco dias para prestar esclarecimentos.

Agência Brasil

Publicidade