Delegação retorna de São Paulo com ouro, prata e bronze após participação no Mundial e na Copa América
A delegação acreana de taekwondo encerrou sua participação na 17ª Copa América e no Campeonato Mundial, realizados entre os dias 9 e 13 de outubro na cidade de Arujá (SP). Todos os atletas embarcaram para a competição, contrariando a expectativa inicial de que dois nomes poderiam ficar de fora por falta de passagens.
Segundo o técnico da equipe, mestre Levy Azevedo, o grupo superou as metas e volta para Rio Branco com um saldo de 12 medalhas. “O resultado foi mais do que a gente esperava. Estamos levando na bagagem seis ouros, quatro pratas e dois bronzes. Isso mostra que estamos no caminho certo, ensinando cada atleta da forma correta. Eles estão lutando de igual para igual com os atletas de fora”, afirmou.
Os eventos ocorreram no Ginásio Esportivo Perfect Liberty e reuniram mais de 1.600 competidores de dez países das Américas, além da Coreia do Sul. Ailana Santos foi campeã mundial na categoria cadete feminina até 55 kg. Jonas Máximo conquistou a prata na categoria adulto masculino até 57 kg. Também no Mundial, Deyvid Alves levou a medalha de prata e Pietra Louize garantiu o bronze.
Na Copa América, Davi Frazão, Fabiano Ribera, Kaleb Estevão e Izaque Capistrano conquistaram o ouro. Antony Rodrigues e Jardeson Rocha ficaram com a prata, enquanto Kennedy Arthur levou o bronze. Eloá Cristiny recebeu medalha de participação, e o pequeno Dominick Samuel venceu o Festival Sang Min Cho.
A viagem foi viabilizada com apoio dos deputados estaduais Pedro Longo (PDT) e Adailton Cruz (PSB), do vereador Joaquim Florêncio (PL), das empresas Hoje Cosmetics e Ipê Empreendimentos, além do governo do Acre e da prefeitura de Rio Branco.
Os atletas representam a Liga Acreana de Taekwondo e o Centro de Treinamento (CT) Levy Fighting. A delegação retorna à capital na quinta-feira (16/10).