quinta-feira, 9 outubro 2025

Alunos acreanos do Colégio Militar Tiradentes são convocados para representar o Brasil em torneio de xadrez no Peru

Assessoria

Dois estudantes acreanos levarão o nome do Brasil e do Acre ao I Torneio Internacional de Xadrez da Cidade de Puerto Maldonado, no Peru, que acontece entre os dias 24 e 26 de outubro.

A Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) oficializou a convocação dos alunos Yvan Lukas Bertoldo Araújo e Elson Rúben Gomes da Silva, ambos do Colégio Militar Estadual Tiradentes da Polícia Militar do Acre (PMAC), para representarem o Brasil na primeira edição do campeonato internacional de xadrez promovido pelo Club de Ajedrez Chessmark.

Para Elson Rúben, participar do evento é uma oportunidade ímpar. “Creio que consegui uma vaga para representar o Brasil através dos resultados que obtive no torneio brasileiro de xadrez. Essa é um chance única e minhas expectativas são as melhores. Espero poder representar nosso estado, nosso colégio e nosso País”, disse o atleta acreano.

A equipe brasileira será acompanhada pelo Mestre Nacional Neurismar da Rocha Souza, técnico responsável pela preparação dos jovens enxadristas. A convocação é resultado do desempenho de destaque dos estudantes em competições estaduais e nacionais, evidenciando o compromisso do Colégio Tiradentes com a excelência acadêmica, esportiva e disciplinar. A CBX ressaltou, no documento oficial, que a escolha dos atletas se baseou em seus resultados expressivos e no espírito esportivo demonstrado nas competições.

Yvan Lucas expressou seu entusiasmo e compromisso em compor a delegação brasileira. “Estou muito honrado por ter sido convocado representar o Brasil. Irei dar meu melhor nesse campeonato internacional e representar não somente o meu País, mas também meu estado e o colégio Tiradentes”, disse o competidor.

A participação no evento integra o calendário oficial da CBX, entidade filiada à Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). O torneio reunirá delegações do Peru, Bolívia e Brasil, com o objetivo de promover o intercâmbio esportivo e cultural entre os países amazônicos, fortalecendo os laços de amizade e cooperação regional por meio do xadrez.

Publicidade