Ícone do site Folha do Acre

Aleac aprova prestações de contas de Tião Viana e Gladson; Emerson Jarude vota contra

Na manhã desta quarta-feira, 1º, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou, durante sessão ordinária, as prestações de contas referentes aos exercícios de 2018, do ex-governador Tião Viana (PT), e de 2020, do governador Gladson Cameli (PP).

Ambas foram aprovadas por 15 votos favoráveis e 1 voto contrário. O deputado Emerson Jarude (Novo) foi o único a se posicionar contra as duas matérias.

Segundo Jarude, o voto contrário foi motivado pela ausência de tempo hábil para análise adequada dos documentos. “Primeiro que foi anunciado apenas hoje no grupo que aconteceria essa votação. Estranhamente também não foi divulgado para nenhum deputado o relatório dessas prestações de contas, sendo que uma delas tinha mais de 13 mil páginas. Prestação de contas é algo muito sério, que precisa ser analisado minuciosamente, e isso infelizmente não foi disponibilizado por esta casa”, criticou o parlamentar.

O deputado acrescentou ainda que espera mais responsabilidade da Aleac nas próximas apreciações. “Espero que nas próximas a Assembleia entregue com tempo hábil para que os deputados possam fazer suas análises”, concluiu.

Os deputados Michelle Melo, Clodoaldo Rodrigues, Tadeu Hassem, Antônia Sales, Tanízio Sá, Gilberto Lira, Eduardo Ribeiro e Fagner Calegário não participaram da votação.

Entre os relatores que se manifestaram favoravelmente às contas estão Pedro Longo, Manoel Moraes, Maria Antônia, Nicolau Junior, Gene Diniz, Wendy Lima, Pablo Bregense, André Vale, Arlenilson Cunha, Edvaldo Magalhães, Adailton Cruz, Luiz Gonzaga e Afonso Fernandes.

Sair da versão mobile