quarta-feira, 1 outubro 2025

Adailton Cruz destaca atrasos de pagamentos na Saúde e defende valorização dos servidores

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

O deputado estadual Adailton Cruz se manifestou na manhã desta quarta-feira, 1, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), reforçando a necessidade de priorizar a gestão pública voltada ao bem-estar da sociedade e à valorização dos servidores.

Em seu discurso, o parlamentar criticou atrasos no pagamento de gratificações e despesas que, segundo ele, não trazem resultados concretos para a população. “É inadmissível ter servidor sem receber gratificações e a gente gastar recursos com outras situações que não geram benefícios tangíveis à nossa sociedade”, afirmou.

O deputado comentou sobre o relatório fiscal do penúltimo quadrimestre de 2025, destacando que o estado ficou próximo do limite fiscal, com apenas 0,04% de margem, o que, na sua avaliação, pode gerar brechas fiscais no próximo quadrimestre. Contudo, ele alertou que essa oportunidade só terá efeito se o plano da saúde for entregue dentro do prazo. “Ontem era a data limite para a entrega do plano da saúde e até agora não foi apresentado. Sem ele, nossos servidores da saúde continuarão prejudicados”, enfatizou.

Adailton Cruz também fez um convite para a audiência pública sobre violência contra profissionais de saúde, marcada para a próxima sexta-feira, 10, reforçando a importância de participação de todos na discussão de medidas de segurança para trabalhadores e pacientes.

O deputado aproveitou para destacar avanços recentes na área da saúde, como a inauguração do raio-x digital em Manuel Urbano, e apontou problemas em Feijó, como falta de ar-condicionado em enfermarias e recepções, além de dificuldades na construção do novo hospital da cidade.

“Vamos acompanhar de perto essas situações e cobrar soluções para que a população e os servidores tenham condições adequadas de trabalho e atendimento”, concluiu.

Publicidade