sexta-feira, 10 outubro 2025

Adailton Cruz alerta para greve dos profissionais da Saúde caso PCCR não seja concluído até fim de novembro

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

O deputado estadual Adailton Cruz, afirmou que os profissionais da saúde poderão entrar em greve caso o governo do Estado não conclua o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) da categoria até o final de novembro deste ano. A declaração foi feita durante sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 8, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

A reunião da Comissão de Saúde da Aleac ocorreu com representantes dos sindicatos da área, que cobraram do governo uma resposta sobre o andamento do plano. Segundo o parlamentar, o compromisso de entregar a reformulação do PCCR — com redação jurídica, impacto econômico e previdenciário, além da correção de tabelas salariais — havia sido pactuado para ser concluído até 30 de setembro, mas o prazo não foi cumprido.

“Nosso plano tem que estar pronto. É a esperança de mais de 2.500 trabalhadores que aguardam para se aposentar com dignidade. Estamos falando de pais e mães de família que dedicaram a vida a salvar vidas no Acre e hoje estão doentes, muitos com sequelas. Não vamos abrir mão”, afirmou Adailton.

O parlamentar destacou ainda que os sindicatos devem realizar, na próxima semana, uma Assembleia Geral para definir a possibilidade de uma paralisação geral em todo o estado.

“Se o plano não estiver pronto, estaremos juntos com os trabalhadores nas ruas. Precisamos que ele seja finalizado antes do fim de novembro, inclusive para que possa ser inserido na previsão orçamentária da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026”, reforçou o deputado. “Vamos cobrar, e, se não estiver pronto, estaremos nas ruas junto com os nossos trabalhadores, porque este plano representa a esperança de cada um. Nós não vamos abrir mão nunca”, concluiu.

Publicidade