quarta-feira, 22 outubro 2025

Acreano destaque dos rodeios nos EUA dá moto de presente de aniversário para mãe, em Assis Brasil

Por Cherlivan Cavalcante, da Folha do Acre

O campeão da Confederação Nacional de Rodeio (CNAR), em 2023, e finalista mundial da Professional Bull Riders (PBR), nos Estados Unidos, em 2025, Yan Victor, vive um dos melhores momentos da carreira. Atualmente competindo pela Florida Freedom, na tão sonhada liga americana de rodeio, o acreano, natural de Assis Brasil, mostrou que o sucesso não o fez esquecer suas origens e, principalmente, quem esteve ao seu lado em todos os momentos: sua mãe.

Em entrevista exclusiva por chamada de vídeo ao repórter da Folha do Acre, Cherlivan Cavalcante, direto dos Estados Unidos, Yan se emocionou ao recordar o passado simples e as dificuldades enfrentadas pela família.

“Eu sempre vim de uma família humilde. Minha mãe, muitas vezes, ficava sem comer pra mandar dinheiro pra mim. Se ela tivesse dois reais e eu pedisse, ela ficava sem e me mandava”, contou o peão.

Mesmo distante, Yan fez questão de retribuir um pouco do amor e do apoio que sempre recebeu. No aniversário da mãe, ele a surpreendeu com uma Honda Bros 160 modelo 2026, zero quilômetro, um sonho antigo dela.

“Era o sonho dela ter uma moto, e eu prometi que daria uma quando pudesse. Hoje, graças a Deus, pude realizar esse sonho. Minha mãe é tudo pra mim”, disse emocionado.

Yan lembrou ainda que sua mãe, mesmo com medo dos perigos do rodeio, sempre o apoiou:

“Meu pai era do Exército, e ela queria que eu seguisse esse caminho. Mas eu falei que queria montar em boi. Ela ficou com medo, mas acreditou em mim e me apoiou. Mãe é mãe, sempre vai ser mãe.”

Além da mãe, o peão também citou o amigo Lucas Regis, que o ajudou nos momentos difíceis, antes da fama e do reconhecimento:

“Quando eu não tinha nome nem dinheiro, o Lucas sempre me ajudava. Eu nunca esqueço quem acreditou em mim.”

Segundo o vendedor Everton do Carmo, da concessionária Honda, a moto foi adquirida por quase R$ 28 mil, com tudo incluso.

“Ele fez questão de entregar a moto com emplacamento e tanque cheio. Um gesto bonito de um filho reconhecido”, contou Everton.

Com uma carreira em ascensão e o coração cheio de gratidão, Yan encerrou a entrevista reafirmando sua fé e seus valores:

“A gente nunca pode esquecer de onde veio. Tenho fé em Deus que ainda vou realizar muitos sonhos, e muitos deles serão pra minha mãe. Porque se não fosse por ela, eu não estaria aqui.”

A mãe do campeão, Lucélia Maria Santos, falou com orgulho do filho e relembrou as dificuldades enfrentadas até ver o sonho dele realizado.

“Eu sempre quis que ele fizesse faculdade ou fosse servir o Exército, porque no rodeio, de uma turma de 50 peões, só um vence. Mas ele sempre teve meu apoio. Hoje, ver ele campeão em Barretos e montando nos Estados Unidos é uma alegria que não cabe no peito.”

Lucélia contou ainda que o filho ajuda constantemente a família e que está contribuindo com a reforma da casa onde ela mora, no km 02, em Assis Brasil.

“Ele é um bom filho. Me ajuda e ajuda os irmãos. E o mais bonito é que, mesmo com o sucesso, ele continua sendo o mesmo menino humilde de sempre.”

De Assis Brasil para o mundo, Yan Victor é prova viva de que sucesso é bom, mas gratidão é o que realmente faz um campeão.

Publicidade