Ícone do site Folha do Acre

‘Acre vive o melhor cenário de cobertura vacinal da última década’, diz coordenadora do PNI

Coordenadora Estadual de Imunizações, Renata Quiles/Foto: Folha do Acre

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles, participou nesta quarta-feira (16) da Tribuna Popular realizada na Câmara Municipal de Rio Branco, em alusão aos 52 anos do PNI. Durante sua fala, Renata ressaltou a importância do momento e o trabalho que vem sendo desenvolvido no Acre para fortalecer a cobertura vacinal.

“Nós estamos em um movimento de buscar todas as parcerias possíveis para sensibilizar a comunidade sobre a importância da vacinação no combate e na prevenção às doenças imunopreveníveis. Esse momento, a pedido do vereador Aiache, foi justamente para apresentarmos como estão os dados do Estado”, explicou.

Segundo Renata, o Acre vive o melhor cenário de cobertura vacinal da última década, ainda que os índices permaneçam abaixo das metas nacionais.

“Hoje, o cenário que nós temos é o melhor dos últimos dez anos. São as melhores coberturas vacinais, mesmo que ainda abaixo dos parâmetros preconizados pelo Ministério da Saúde. Mas esse é o nosso movimento: sensibilizar o máximo de pessoas, principalmente aquelas que têm influência sobre a sociedade e que compreendem e defendem a ciência”, destacou.

A coordenadora também aproveitou o evento para reforçar a importância levar a vacinação a diferentes espaços e informou que, durante a Tribuna, foi realizada uma ação voltada aos presentes.

“Aproveitamos o evento para oferecer vacinação aos participantes que desejavam atualizar sua situação vacinal. Trouxemos doses contra difteria e tétano (DT), febre amarela, a tríplice viral — que protege contra sarampo, caxumba e rubéola — e hepatite B”, explicou Renata.

Ela reforçou ainda que as vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde do estado.

“Quem não pôde se vacinar aqui pode procurar qualquer unidade de saúde. Essas vacinas estão descentralizadas nas 246 salas de vacinação do Acre e disponíveis todos os dias nos municípios”, concluiu.

Sair da versão mobile