quinta-feira, 16 outubro 2025

Acre tem pior desempenho do país no setor de serviços em agosto, aponta IBGE

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

O Acre registrou o pior resultado entre todos os estados brasileiros no volume de serviços em agosto de 2025, segundo dados divulgados nesta terça-feira,14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a julho, o setor caiu 10,3%, na série com ajuste sazonal.

O resultado contrasta com o cenário nacional, que teve alta de 0,1% no mesmo período, completando sete meses seguidos de crescimento. No acumulado do ano, o volume de serviços no país subiu 2,6%, alcançando o maior patamar da série histórica iniciada em 2011.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), na comparação com agosto de 2024, o volume de serviços no Acre recuou 7,1%, também o pior desempenho do país. No acumulado de janeiro a agosto, a queda é de 3,2%, e em 12 meses, de 1,9%.

Enquanto isso, o setor de serviços no Brasil — que abrange transporte, turismo, tecnologia, alimentação e beleza — segue em expansão. Na comparação anual, cresceu 2,5%, com 19 das 27 unidades da federação apresentando alta.

Apesar do recuo em volume, o Acre registrou leve estabilidade na receita nominal, com aumento de 0,1% em agosto frente ao mesmo mês de 2024. No acumulado do ano, o avanço é de 2,7%, e em 12 meses, de 2,8%.

Publicidade