A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio-AC) comentou os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Após períodos de retração em junho e julho, o comércio varejista brasileiro apresentou recuperação em agosto, registrando crescimento de 0,2% no volume de vendas em comparação com os períodos anteriores.
Em quase todas as atividades do comércio varejista, houve crescimento puxado pelo comércio de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com alta de 4,9%, seguido pelo comércio de veículos, motocicletas, partes e peças, com crescimento de 2,3%. Atividades do comércio de combustíveis e lubrificantes; livros, jornais e revistas; e artigos de uso pessoal e doméstico, no entanto, tiveram redução no mês de agosto após apresentarem crescimento no volume de vendas no mês anterior.
Assim como o resultado do volume de vendas foi positivo em agosto, a receita nominal de vendas no varejo restrito foi de 5,4%. Isso indica que as atividades do comércio obtiveram resultados consideráveis. Isso leva a observar um crescimento no volume de contratações e investimentos em estoques, apesar de o momento ainda ser de desconfiança para os empresários do comércio.
O Acre, por sua vez, registrou um crescimento de 2,4% no volume de vendas em agosto, acumulando, de janeiro a agosto, aumento de 2,2%, também após dois meses de diminuição.
Já no varejo ampliado, que leva somente em consideração o comércio de veículos e materiais de construção, o crescimento em todo o Estado foi de 3,2% no varejo ampliado.
O varejo restrito: os resultados foram ainda mais expressivos no Estado. Em agosto, a receita nominal de vendas foi de 7,6%. Um crescimento de 1,1% se comparado com o mês de julho, enquanto o varejo ampliado cresceu 8,1%. No acumulado de janeiro a agosto, o resultado também foi positivo, com elevação na receita nominal de vendas de 6,9%.
De acordo com Egídio Garó, “tanto o volume de vendas quanto a receita nominal de vendas no varejo devem apresentar resultados positivos para os próximos meses, na expectativa das vendas de fim de ano, iniciando-se com a Black Friday na última sexta do mês de novembro. Esse período deve impulsionar ainda mais as receitas e contribuir para a geração de empregos temporários e fortalecimento do setor no Acre”, destacou.

