Ícone do site Folha do Acre

Acre recebe remédio que pode diminuir em até 50% mortes por câncer de mama

Nova terapia contra o câncer de mama HER2-positivo chega ao SUS com distribuição nacional e acesso gratuito

Tratamento moderno amplia chances de cura e será distribuído conforme protocolos clínicos

O Acre e o Espírito Santo recebem, nesta sexta-feira (24/10), o novo remédio do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar o câncer de mama HER2-positivo, uma das formas mais agressivas. Um dia antes, o Trastuzumabe Entansina será distribuído para os seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o medicamento é indicado para mulheres que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial. Além disso, outras alternativas, como os inibidores de ciclinas, também serão oferecidos para casos avançados ou metastáticos.

A entrega faz parte de um lote com quase 12 mil unidades, que chegou ao Brasil em outubro. Ao todo, serão quatro remessas até junho de 2026, com previsão de atender toda a demanda nacional. O investimento federal é de R$ 159,3 milhões, com economia de mais de R$ 165 milhões em relação ao preço de mercado.

O governo anunciou ainda mudanças no acesso à mamografia. A partir de agora, mulheres de 40 anos já podem fazer o exame pelo SUS, mesmo sem sintomas. Outra ação é o envio de carretas com especialistas para regiões com poucos serviços de saúde, reforçando o cuidado com o público feminino.

Distribuição por estados, considerando o número de frascos (2.522 no total)
Acre (26), Alagoas (208), Amazonas (112), Bahia (700), Ceará (600), Distrito Federal (190), Espírito Santo (200), Goiás (130), Maranhão (200) e Mato Grosso (156).

Sair da versão mobile