quarta-feira, 22 outubro 2025

Acre amplia gastos com serviços públicos, melhora arrecadação e reduz dívida

Por André Gonzaga, da Folha do Acre

Relatório do Tesouro aponta que, mesmo com aumento nas despesas, estado arrecadou mais e cortou parte do débito

O governo do Acre aumentou os gastos com serviços essenciais no quarto bimestre de 2025, mas também teve crescimento na entrada de recursos e conseguiu diminuir o valor que devia. Segundo levantamento do Tesouro Nacional, divulgado na terça-feira (21), as despesas subiram 9% em relação ao mesmo período de 2024, enquanto a arrecadação avançou 11%.

Com esse resultado, o estado fechou o período com superávit de R$ 1,05 bilhão, o equivalente a 14% da receita líquida. O balanço também foi positivo ao considerar apenas o que entrou e saiu, sem contar os juros da dívida: R$ 1,01 bilhão.

A maior parte do dinheiro foi usada para pagar salários e aposentadorias, que representaram metade do total arrecadado. Os custos para manter os serviços funcionando ficaram em 29%, e os investimentos em obras e melhorias somaram 4%. Na divisão por áreas, a educação recebeu 24% dos gastos, seguida por saúde (19%), segurança (11%) e previdência (10%).

Mesmo com mais recursos disponíveis, o Acre quitou apenas 43% das contas antigas deixadas de 2024, um dos menores índices entre os estados. Por outro lado, conseguiu cortar sua dívida em 9%, mostrando esforço para manter as finanças sob controle.

As informações são do Relatório Resumido de Execução Orçamentária em Foco dos Estados + DF, que reúne dados sobre os gastos e arrecadações das 27 unidades federativas.

Publicidade