Ícone do site Folha do Acre

Trio que matou homem na frente da família no Acre é condenado a mais de 150 anos de prisão

A Justiça do Acre condenou três homens acusados de assassinar José Francisco de Assis da Silva, de 45 anos, em novembro de 2023, no bairro Belo Jardim II, em Rio Branco. Somadas, as penas ultrapassam 150 anos de prisão, todas em regime fechado. Os réus não poderão recorrer em liberdade.

Os condenados são Mayke Wisley Oliveira dos Santos, Roniscley Ribeiro da Silva e Francisco Valdeci Borges da Silva. A defesa é realizada pela Defensoria Pública do Estado (DPE-AC), que não se manifestou sobre a decisão.

De acordo com a sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri, os acusados foram responsabilizados por homicídio qualificado, roubo majorado, constrangimento ilegal, furto qualificado e corrupção de menor.

As penas aplicadas ficaram assim distribuídas:

– Mayke Wisley Oliveira dos Santos: 62 anos, 10 meses e 22 dias de prisão;
– Roniscley Ribeiro da Silva: 62 anos, 10 meses e 22 dias de prisão;
– Francisco Valdeci Borges da Silva: 30 anos de prisão, apenas pelo homicídio qualificado.

Ao todo, a pena chegou a 155 anos, 9 meses e 14 dias de reclusão.

Na decisão, o juiz Fábio Alexandre Costa de Farias destacou que “a execução brutal da vítima na frente de sua esposa e de outros familiares causou-lhes um abalo psicológico de severidade incalculável, resultando em dano psíquico profundo e duradouro”.

O crime

O assassinato ocorreu no dia 26 de novembro de 2023, na Travessa Gonzaga, bairro Belo Jardim II, região do Segundo Distrito da capital. José Francisco foi morto a tiros em frente à casa da mãe, na presença da esposa e de outros familiares.

Segundo relatos, os criminosos chegaram armados, renderam as pessoas que estavam no local e tiraram uma foto da vítima, enviada a um integrante de facção criminosa que teria autorizado a execução. A motivação seria o fato de José Francisco residir no bairro Sobral, dominado por um grupo rival ao que atua no Belo Jardim.

Além da execução, os acusados reviraram a casa, roubaram a arma que pertencia à vítima e levaram dois celulares do casal.

Sair da versão mobile