quinta-feira, 4 setembro 2025

Temporal causa transtornos no Alto Acre; 500 alunos estão sem aulas após danos a escolas

Redação Folha do Acre

Chuvas rápidas, repentinas e fortes, acompanhadas de vendavais cada vez mais destrutivos têm marcado o verão acreano e causado uma série de prejuízos nas áreas urbanas e no meio rural. Em Epitaciolândia, o fenômeno ocorre desde a semana passada e deixa mais de 500 alunos sem aulas, espalhando prejuízo e destruição.

Ontem, uma ventania atingiu uma escola de ensino médio, que foi completamente destelhada e
forçou a suspensão de aulas para mais de 500 estudantes. outra escola rural, no km 9 já havia sido atingida no domingo, com grandes prejuízos, fazendo a chuva e o vento destruírem telhado, áreas administrativas, salas de aula, afetando documentos e material didático.

Ainda em Epitaciolândia, os ventos destelharam e levaram destruição ao Núcleo de Educação, onde o muro foi ao chão. A secretaria de educação deslocou equipe especializada para o município, para fazer levantamento das perdas e para tentar resolver emergencialmente os problemas, garantido a continuidade das aulas, sem riscos para os estudantes.

Não foi só em Epitaciolândia que as tempestades repentinas acompanhadas de intensa ventania têm levado destruição. Em Sena Madureira, o Educandário Santa Juliana também foi duramente atingido, assim como o centro cultural e de documentação que funciona próximo.

O Acre deve sofrer essa semana mais um episódio de forte friagem e aumentam as possibilidades de novos vendavais destrutivos em todo o estado. O alerta da Defesa Civil já foi acionado.

Com informações A Tribuna

Publicidade