O vereador João Paulo Silva (Podemos) denunciou, em entrevista nesta semana, que está sem espaço adequado para desempenhar suas atividades parlamentares e atender a população de Rio Branco. Segundo ele, há mais de dois meses trabalha em um imóvel alugado por conta própria, situação que classificou como irregular e prejudicial ao seu mandato.
“Na realidade não existe possibilidade, eu fui despejado, né? Nessa semana eu fui. Eu estou há dois meses e quinze dias com o conhecimento desta casa, desta presidência, em um imóvel alugado aqui no município de Rio Branco, considerando que todos nós temos um direito assegurado por termos um aluguel para os nossos gabinetes. Como o prédio não tem, deixando bem claro que eu não estou requerendo aqui aluguel, eu estou requerendo um espaço para trabalhar com a minha equipe de assessoramento técnico, que todos nós vereadores temos”, afirmou.
O parlamentar explicou que a justificativa apresentada pelo presidente da Câmara, Joabe Lira, é a existência de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público, que, segundo ele, estaria dificultando a questão do aluguel de imóveis para gabinetes.
“O presidente da casa fala muito ao Ministério Público, ele diz que existe um TAC assinado, que dificulta a questão desse aluguel. Eu acho que todo TAC ou a relação com o Ministério Público, que também é um órgão importantíssimo, ela tem que ser conversada, porque nós não podemos ter prejuízo. E aí hoje eu apresentei um requerimento, inclusive solicitando qual rúbrica e qual o valor orçamentário destinado para 2020”, disse.
Diante da ausência de solução imediata, João Paulo Silva afirmou que pretende dividir espaço com o próprio presidente ou ocupar a recepção da Câmara com o mobiliário de seu gabinete.
“Agora eu imagino que eu vou ter que atender juntamente com a sala do presidente Joabe, ele vai ter que me ceder um espaço dentro da estrutura da Câmara de Vereadores, porque é o meu direito assegurado. Lembrando que se essa situação não for resolvida imediatamente, eu estarei colocando dentro da recepção da Câmara de Vereadores todo o meu mobiliário já a partir da próxima segunda-feira”, declarou.