Entre 24 e 30 de agosto, a capital Rio Branco chegou um aumento de 90% nos casos de Covid-19. Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que foram registrados 19 casos no período avaliado. Na segunda anterior, de 17 a 23, o total de casos confirmados era 10.
Segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), os pacientes que tiveram sintomas comuns da doença como: dor de cabeça, tosse, febre, dor de garganta, cansaço, perda de olfato, confusão mental ou desidratação, devem buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Uraps ou na Policlínica Barral y Barral.
A diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal, Socorro Martins, confirmou que a capital já registrou sete mortes pela Covid 19 em Rio Branco este ano.
“As unidades de saúde estão munidas de testes rápido para detecção da Covid-19, e as equipes preparadas para receber os pacientes. Quanto a vacina contra Covid, está disponível para grupos prioritários, como: crianças, idosos, profissionais de saúde, pessoas com comorbidades, gestantes e mulheres pós-parto”, disse.
Em maio, o estado já havia ultrapassado a marca de 3.381 casos confirmados de Covid-19. Em 2025, já foram registradas 20 mortes por conta da doença no estado, os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).