Profissionais e estudantes da área da saúde participam nesta segunda e terça-feira, 29 e 30 de setembro, da 1ª Conferência Estadual de Terapia Nutricional Multiprofissional (CONF 2025), que acontece no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac).
Promovido pela Liga Acadêmica de Terapia Nutricional Multidisciplinar, o evento tem como objetivo fortalecer a formação e a atualização científica de médicos, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, promovendo ainda a troca de experiências entre especialistas.
Com o tema “Inovação, Evidência e Cuidado”, a conferência abre espaço para debates sobre os avanços da terapia nutricional no Brasil e sua relevância na recuperação de pacientes em diferentes contextos, desde hospitais até atendimentos ambulatoriais.
De acordo com o coordenador da Liga, Emerson da Silva Pamplona Jr., a realização da conferência marca um momento histórico para o Acre.“Queremos oferecer aos profissionais e estudantes um espaço de atualização em nível de congresso, mas acessível ao nosso estado. A terapia nutricional tem papel fundamental no cuidado multiprofissional e precisa ser fortalecida com base em evidências científicas e inovação”, destacou.
No Brasil, pesquisas apontam que mais de 40% dos pacientes hospitalizados apresentam algum grau de desnutrição, fator que impacta diretamente na recuperação, prolonga o tempo de internação e eleva os custos hospitalares. A terapia nutricional adequada, realizada de forma integrada entre diferentes profissionais, é capaz de reduzir complicações, melhorar a qualidade de vida e otimizar os resultados das equipes de saúde.
O segundo dia do CONF 2025, nesta terça-feira (30), contará com a presença da Dra. Cristiane Escoza, nutricionista especialista em gastroenterologia do Hospital Universitário da Unifesp, referência nacional na área. A convidada trará uma abordagem sobre as mais recentes inovações na prática clínica da terapia nutricional.
Inédita no Acre, a conferência busca se consolidar como um espaço de construção científica e integração multiprofissional, reforçando a importância do cuidado baseado em evidências e da qualificação contínua no estado.