Ícone do site Folha do Acre

Prefeitura de Rio Branco e Acisa lançam Festival da Macaxeira e Agronegócio 2025

A Prefeitura de Rio Branco, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (Acisa), lançou nesta sexta-feira, 19, no Horto Florestal, a edição 2025 do Festival da Macaxeira e Agronegócio. O evento será realizado entre os dias 3 e 5 de outubro e deve movimentar a capital acreana com atrações culturais, gastronômicas e voltadas ao setor produtivo.

A programação inclui shows musicais, concursos gastronômicos, oficinas sobre o cultivo de café, cacau, grãos e macaxeira, além de espaços de lazer e atividades culturais para toda a família.

O prefeito Tião Bocalom ressaltou a proposta de valorizar a produção local e reforçar a identidade cultural acreana. “O pouco recurso que temos será para prestigiar nossos artistas locais. O objetivo maior é mostrar que a macaxeira, tão presente na mesa do acreano, é também um alimento rico e versátil. Queremos que as pessoas conheçam desde o pé de macaxeira até o processo que leva à farinha, à goma e a tantos outros produtos. É um evento cultural, artístico, mas principalmente informativo”, afirmou.

A presidente da Acisa, Patrícia Dossa, destacou o impacto econômico que a iniciativa traz pra economia local. “Uma festa como essa movimenta bastante a economia, dá visibilidade aos pequenos empreendedores e agricultores e fortalece o comércio local. Este ano voltamos ao Horto Florestal, um espaço mais voltado ao agronegócio, com agricultores expondo seus produtos e artistas locais animando a programação”, disse.

Já o secretário de Estado de Agricultura, Eracides Caetano, lembrou que o festival também é importante para os trabalhadores da Economia Solidária. “Ano passado eles tiveram bons resultados e este ano queremos que recuperem o tempo perdido. Apesar das dificuldades, estamos mobilizados para garantir o sucesso da festa. Mudamos o local por causa das obras no centro, mas o Horto também é um bom espaço para receber o público”, destacou.

Veja a programação:

Sexta-feira (3/10): das 17h à meia-noite

Sábado (4/10): das 14h à meia-noite

Domingo (5/10): das 10h às 22h

A entrada será gratuita em todas as noites.

Sair da versão mobile