sábado, 27 setembro 2025

Prefeitura de Rio Branco assume gestão do Parque da Maternidade; veja o que muda

Redação Folha do Acre

A gestão do Parque da Maternidade, considerado um dos principais cartões postais da capital acreana, será assumida pela prefeitura de Rio Branco.

O termo de compromisso que oficializa a promessa de doação do parque ao município foi assinado pelo prefeito Tião Bocalom (PL) na última terça-feira (23).

O Parque da Maternidade foi inaugurado no dia 28 de setembro de 2002, na gestão do então governador Jorge Viana (PT). São mais de 300 metros quadrados de extensão às margens do Igarapé da Maternidade, que corta a parte central da cidade.

Somente de área verde, a extensão é de cerca de seis mil metros, contendo espaço de lazer e recreação para a população. Desde 2023, o município vem colaborando com a manutenção do lugar.

Quanto à transferência integral do espaço, se dará à medida em que a prefeitura revitalizar o espaço, que foi separado por lotes. Assim, a execução da obra deve ser feita por etapas.

“Em seguida, todo o parque será repassado em definitivo à prefeitura”, afirmou o prefeito Tião Bocalom.

A prefeitura prevê ainda que outros espaços públicos deverão ser passados para os cuidados do município de forma escalonada. A transferência do parque deve ser concluída em até dois anos.

“Começaremos pelo Parque da Maternidade e em seguida, avançaremos para os demais parques, realizando essa transferência gradualmente”, disse o secretário estadual de Administração Paulo Roberto Correia.

Informações G1

Publicidade