Prefeitura e vereadores alinham subsídios para transporte coletivo em Rio Branco
Após manifestações realizadas por estudantes da Universidade Federal do Acre (UFAC) na manhã desta quarta-feira (17), a Prefeitura de Rio Branco reuniu sua base aliada na Câmara Municipal para discutir os subsídios ao transporte coletivo e as contrapartidas que serão exigidas das empresas que operam o sistema.
O chefe da Casa Civil, Valtin José, destacou que a reunião, conduzida ao lado do secretário de Articulação Política, Rennan Bittes, teve como objetivo sanar dúvidas técnicas levantadas pelos parlamentares da base. Segundo ele, alguns pontos ainda geravam questionamentos entre os vereadores, mas as explicações foram dadas e o alinhamento entre Executivo e Legislativo foi consolidado. “Havia algumas dúvidas, a gente esclareceu para eles e assim foi feito. Estamos aqui para contribuir com a sociedade, e nossa base tem um papel essencial nesse diálogo com o Executivo”, afirmou Valtin.
De acordo com Rennan Bittes, o prefeito Tião Bocalom tem orientado sua equipe a priorizar duas metas principais: evitar qualquer aumento na tarifa para os usuários e, ao mesmo tempo, exigir melhorias no serviço prestado à população. O secretário ressaltou que o esforço da Prefeitura é no sentido de manter a passagem acessível, considerando que estudantes e trabalhadores são os que mais dependem do transporte coletivo. “O prefeito tem feito um esforço junto com a base para implementar ações sem gerar aumento na tarifa. Quem mais precisa do transporte são os estudantes e trabalhadores. A prefeitura tem absorvido, na medida do possível, o incremento no subsídio”, explicou.
As discussões também envolveram demandas apresentadas pelos vereadores, como a necessidade de reforçar a frota em horários de pico para atender especialmente os alunos, o compromisso de ampliar gradualmente o número de ônibus com ar-condicionado para oferecer mais conforto aos usuários e o aumento da quantidade de veículos em operação na cidade. Segundo Bittes, todas essas reivindicações foram bem acolhidas pelo prefeito, que tem trabalhado para equilibrar a qualidade do serviço e a manutenção de uma tarifa sem reajuste.
A expectativa é que o projeto de lei sobre os subsídios seja apreciado em breve pela Câmara Municipal, evitando, segundo o secretário, qualquer tipo de prejuízo à população. A base governista reforçou que seguirá acompanhando as negociações e que as emendas sugeridas refletem as demandas mais ouvidas nas comunidades, com o objetivo de tornar o transporte público em Rio Branco mais acessível e de melhor qualidade.
Nova licitação irá garantir melhorias
Com dois de três importantes passos já protocolados na Câmara, a prefeitura também falou sobre a nova licitação do transporte público. De acordo com Valtim, a determinação do prefeito Tião Bocalom é que, até o final do ano, tudo esteja finalizado.
“A nova licitação vai garantir um passo ainda mais importante na melhoria do nosso transporte, porque será por meio dela que iremos instrumentalizar todas essas questões necessárias — e essenciais para seu bom funcionamento — e acompanhar de forma mais categórica”, destaca o chefe da Casa Civil.

