terça-feira, 16 setembro 2025

Policiais penais do Acre voltam a protestar e pedem convocação de todos os aprovados em concurso

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Policiais penais do Acre realizaram nova manifestação na manhã desta terça-feira, 16, em frente à Assembleia Legislativa do Estado (Aleac). A categoria reivindica a convocação de todos os aprovados no último concurso público, alegando que a chamada recente de 183 servidores — entre administrativos e policiais penais — é insuficiente para suprir a demanda do sistema prisional.

De acordo com o agente penal Eden Azevedo, um estudo realizado pelo Ministério Público do Acre (MPAC) em 2016 já apontava a necessidade de convocar ao menos 450 novos policiais penais.

Policiais penais protestam no hall de entrada da Aleac/Foto: Natã Praxedes/Folha do Acre

“Era 450 vagas para amenizar, não resolveria o problema. Só policiais penais. Então hoje, teoricamente, o sistema não muda nada para os novos contratados. Estamos unindo forças com os concursados para que o governo convoque pelo menos os 261 previstos no edital ou, no mínimo, os 308 que concluíram o curso de formação”, destacou.

Azevedo ressaltou ainda que a categoria está disposta a dialogar com a direção do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). “Sempre estamos abertos ao diálogo para que possamos chegar a um denominador comum”, afirmou.

Policiais penais protestam no hall de entrada da Aleac/Foto: Natã Praxedes/Folha do Acre
Publicidade