A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/AC), composta pela Polícia Federal e pelas Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal acreanas, deflagrou na manhã desta terça-feira (30/09) a Operação Eixo da Justiça, com o objetivo de desarticular núcleos estratégicos de organização criminosa nos Estados do Acre e Ceará.
A ação é resultado de investigações iniciadas em 2024, que revelaram a atuação de indivíduos identificados como “frente de bairro”, responsáveis por coordenar atividades ilícitas, como tráfico de drogas, arrecadação de valores e execução de ordens da facção em áreas específicas. Esses líderes locais mantinham comunicação direta com instâncias superiores da organização, garantindo a execução das diretrizes criminosas.
Durante a operação, foram cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 09 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Estadual do Juiz das Garantias do Tribunal de Justiça do Acre. As diligências ocorreram em Rio Branco/AC e Fortaleza/CE.
Entre os alvos, estão elementos com histórico de envolvimento em crimes graves, incluindo tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro.
Os suspeitos poderão responder judicialmente por crimes relacionados à participação em organização criminosa, além de outros delitos que porventura forem identificados ao final da investigação.
Com informações Ascom PF