sexta-feira, 3 outubro 2025

PM apreende mais de 15 kg de drogas na Transacreana, rota usada por traficantes da Bolívia

Por Alessandro Silva, da Folha do Acre

A Polícia Militar do Acre, por meio da Patrulha Rural do 1º Batalhão, realizou uma grande apreensão de drogas na tarde deste domingo (28), na rodovia AC-90 (Transacreana), no Ramal Jarinauá, em Rio Branco. A ação, que integra o reforço de fiscalização na região para combater o tráfico vindo da Bolívia, resultou na prisão de um homem e na apreensão de mais de 15 quilos de entorpecentes.

De acordo com a Polícia Militar, a guarnição realizava patrulhamento no km 72 da Transacreana quando deu ordem de parada a Tiago Souza de Lima, que conduzia uma motocicleta vermelha. O suspeito não obedeceu e ainda tentou atropelar o sargento Bardales, que precisou sair do caminho para evitar o impacto. Durante a fuga, Tiago perdeu o controle da moto e caiu, abandonando o veículo e tentando escapar a pé, mas foi alcançado e detido pelos policiais.

Na abordagem, os militares localizaram grande quantidade de entorpecentes escondidos em uma mochila vermelha e em um pulverizador agrícola adaptado para o transporte da droga. O material totalizou 1,940 kg de cocaína, 9,215 kg de maconha e 4,274 kg de skank. Também foram apreendidas duas motocicletas utilizadas pelos envolvidos.

Ainda durante a ação, outro motociclista que acompanhava Tiago conseguiu fugir por uma área de mata, após abandonar o veículo e uma mochila que carregava. Segundo o detido, esse segundo homem também transportava drogas e ambos haviam retirado o material na região do Seringal Nova Olinda, às margens do Rio Yaco, em uma rota que liga a Bolívia ao Acre. O entorpecente seria entregue na própria Transacreana, onde Tiago receberia pagamento de R$ 2 mil via PIX.

A Polícia Militar informou que o Ramal Jarinauá tem sido monitorado por se tratar de um dos caminhos alternativos utilizados por traficantes para evitar as rodovias federais e as barreiras do Gefron. “É uma rota estratégica para o tráfico que vem da Bolívia em direção a Rio Branco, passando por Xapuri e pela Transacreana. Intensificamos o patrulhamento justamente para cortar essa linha de abastecimento do crime”, destacou a guarnição responsável.

Todo o material apreendido e o suspeito detido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, que dará prosseguimento às investigações para identificar outros envolvidos.

Publicidade