A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, se manifestou nas redes sociais após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Por 4 votos a 1, Bolsonaro foi condenado por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes relacionados aos atos antidemocráticos.
Em sua publicação, Marina destacou que o julgamento representa um marco para a reafirmação do Estado de Direito no Brasil, lembrando que o processo vai além de indivíduos e partidos, envolvendo a defesa de princípios que garantem a convivência pacífica, o respeito à Constituição e a preservação das liberdades conquistadas pelo país.
A ministra ressaltou ainda a importância da serenidade e do compromisso com a Justiça, destacando que o STF demonstrou a prevalência da integridade das instituições sobre o autoritarismo. “O País não tolerará aventuras autoritárias e golpistas – e eventuais novos ataques serão devidamente punidos”, escreveu Marina Silva.
Por fim, a ministra alertou que a luta contra ameaças à democracia não terminou e criticou tentativas de anistia ou indulto em favor dos envolvidos nos atos golpistas, defendendo o fortalecimento da cultura democrática como patrimônio comum dos brasileiros.