terça-feira, 16 setembro 2025

Neném Almeida enfrenta presidente da Câmara em sessão marcada por acusações e ameaças

Por Gina Menezes, da Folha do Acre

A sessão da Câmara Municipal de Rio Branco desta terça-feira (16) ficou marcada pelo embate protagonizado pelo vereador Neném Almeida (MDB) contra o presidente da Casa, Joabe Lira (UB).

Em tom duro, Neném acusou o presidente de articular o encerramento antecipado da sessão da semana passada, o que, segundo ele, teria cerceado seu direito de fala.

“Não foi justo o que aconteceu. O presidente participou de um acordo que me impediu de usar a palavra”, disparou o parlamentar logo no início de sua fala. Almeida elevou ainda mais o tom ao criticar a postura de Lira, a quem chamou de “capitão do mato” e “feitor”.

O vereador foi além e afirmou que o presidente teria participado, junto com o prefeito Tião Bocalom, de situações que resultaram em agressões a garis.

“Aqui não, o senhor respeite minha fala. Aqui (na tribuna) o senhor não me cala”, afirmou Neném Almeida, sob olhares atentos dos colegas.

A resposta de Joabe Lira veio na mesma intensidade. O presidente rebateu as acusações e desafiou o adversário a comprovar o que disse: “Eu quero que o senhor (Neném) prove. Que prove na Justiça que eu protejo assediador ou que ajudei a agredir garis, como foi dito”, reagiu Lira.

O clima de tensão deixou clara a divisão interna entre os parlamentares e reforçou a postura combativa de Neném Almeida, que tem se destacado pelas críticas incisivas ao comando da Câmara e a atual gestão municipal. 

Publicidade