O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, e do Grupo de Trabalho na Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA), realizará no próximo dia 30 de setembro o workshop “Empregar é incluir: TEA no mercado de trabalho – construindo oportunidades no presente, abrindo portas para o futuro”. O evento acontece das 8h às 17h30, no Centro Universitário Uninorte, em Rio Branco.
A iniciativa busca estimular reflexões e compartilhar práticas que favoreçam a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente laboral, ampliando oportunidades e assegurando direitos.
Programação
A programação será dividida em palestras, painéis e oficinas práticas. Pela manhã, um dos destaques é a palestra “Aspectos legais e direitos trabalhistas de pessoas com TEA”, conduzida pela procuradora do Trabalho Marielle Viana, do 1º Ofício da Procuradoria do Trabalho em Rio Branco. Em seguida, os palestrantes do período participarão de um painel de discussão conjunto.
À tarde, o público contará com oficinas práticas. O primeiro módulo será ministrado pela psicóloga Maria Antonia da Silva Pinto, que abordará “Modos e cuidados com as pessoas com Transtorno do Espectro Autista no ambiente de trabalho”. Já o segundo módulo terá como facilitador o advogado e assessor ministerial do MPAC, Leonardo Fontes Vasconcelos, com foco na elaboração de currículos e preparação para entrevistas.
O workshop é promovido em parceria com diversas instituições, entre elas a Associação do Ministério Público do Acre (Ampac), o Ministério Público do Trabalho e Emprego (MPTE), o sistema Fecomércio, Senai e Sesi, a Federação da Indústria e Comércio do Acre (Fieac), Uninorte, Energisa, Sebrae, Acisa, além das empresas Café Nauas e Minerale.

