Ícone do site Folha do Acre

MPAC abre inquérito civil para apurar uso de verba pública por comunidade católica

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) transformou o Procedimento Preparatório nº 06.2023.00000667-0 em inquérito civil para investigar a utilização de recursos públicos recebidos pela Comunidade Católica Shalom de Promoção Humana – Casa Madre Teresa de Calcutá. A apuração se refere a R$ 8 mil do fundo das penas pecuniárias destinados ao projeto social “Cozinhando com Amor – Realizando Sonhos”, cuja prestação de contas não foi apresentada pela entidade.

No despacho, o promotor de justiça substituto André Pinho Simões determinou que a comunidade forneça, no prazo de 20 dias, a prestação de contas detalhada, incluindo documentos fiscais, comprovantes de despesas e relatório das atividades realizadas, com informações sobre beneficiários, cronograma e resultados alcançados. A instituição também deve esclarecer a situação da Sra. S.C. do A. e atualizar dados sobre sua representação legal.

Segundo o MPAC, os autos serão analisados após o prazo, independentemente de a comunidade enviar ou não as informações, para definir as medidas cabíveis, que podem incluir recomendação, termo de ajustamento de conduta, ação civil pública ou arquivamento do caso.

Sair da versão mobile