Ícone do site Folha do Acre

MP recomenda apuração das denúncias de assédio contra superintendente da RBTrans e cobra providências da Prefeitura de Rio Branco

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) emitiu, nesta segunda-feira, 1º, a Recomendação nº 23/2025 para que sejam adotadas medidas de prevenção e apuração de denúncias de supostos atos de assédio moral praticados pelo superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, contra servidores da autarquia municipal de transporte.

O documento, assinado pelo promotor de Justiça Thalles Ferreira Costa, da Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania, pede que as denúncias sejam encaminhadas aos canais de apuração previstos no Decreto Municipal nº 1.500/2025, que institui a Política de Prevenção e Combate a todas as formas de assédio e discriminação no âmbito da Prefeitura de Rio Branco.

Entre as medidas, o MPAC recomenda a abertura de sindicância para apuração das acusações, a preservação de registros de ponto, comunicações internas, ordens de serviço e demais atos administrativos. O promotor também orienta que todos os gestores e servidores do município se abstenham de praticar atos de perseguição, discriminação ou intimidação no ambiente de trabalho.

Além disso, o MPAC determinou que a Prefeitura promova, no prazo de dez dias, ampla divulgação sobre a ilegalidade do assédio moral e de condutas de abuso de poder, alcançando todas as unidades administrativas da gestão municipal. O decreto que trata da política de prevenção também deverá ser divulgado a todos os servidores, inclusive com ciência formal a gerentes, supervisores e diretores.

Segundo a recomendação, caso as orientações não sejam cumpridas, o Ministério Público poderá ajuizar uma ação civil pública por danos morais coletivos. O documento também será encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado e à Comissão de Defesa da Mulher da Assembleia Legislativa do Acre para acompanhamento.

As providências adotadas pela Prefeitura deverão ser comunicadas ao MPAC no prazo de 15 dias.

Sair da versão mobile