Na manhã desta terça-feira, a Câmara Municipal de Rio Branco foi palco de mobilização do movimento “Sem Parar”, formado por estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac). A representante do grupo, Cristina dos Santos, destacou a necessidade urgente de melhorias no transporte público, especialmente para quem depende dos ônibus para frequentar as aulas.
Segundo Cristina Santos que é presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia na Ufac, a precariedade do sistema tem prejudicado diretamente o acesso à educação. “Os ônibus quebram, atrasam e não atendem à demanda dos estudantes, principalmente os que estudam no período noturno”, afirmou.
O movimento denuncia que as linhas voltadas para atender a comunidade acadêmica — como Ufac, Avenida Ceará, Rodoviária e Ifac — não são suficientes para suprir as necessidades. Por isso, os estudantes buscam apoio dos vereadores para cobrar soluções da prefeitura e das empresas de transporte.
Entre os parlamentares que já estão em diálogo com o movimento estão André Kamai e Zé Lopes que se comprometeram a levar as reivindicações para o debate na Casa Legislativa.
Para o movimento, a mobilização é um passo fundamental para garantir que a voz dos estudantes seja ouvida e que políticas públicas sejam implementadas de forma a assegurar o direito à educação com transporte digno e acessível.