Ícone do site Folha do Acre

Mesmo sem fortes chuvas, Rio Acre continua subindo em Rio Branco e marca 1,85 metro

O nível do Rio Acre subiu 36 centímetros durante o final de semana em Rio Branco mesmo sem chuvas significativas na região.

O nível, que estava em 1,49 metro no dia 5, subiu para 1,85 metro nesta segunda-feira, 8, surpreendendo autoridades e moradores da capital acreana.

A subida repentina é atípica para o período, considerando que os índices de precipitação foram praticamente nulos nos últimos dias — com exceção de um registro de 2,2 milímetro no dia 6.

Entre os dias 2 e 5 de setembro, o nível do rio manteve-se estável ou em leve declínio. Porém, a partir do dia 6, a tendência se inverteu, com crescimento acelerado. Especialistas acreditam que o aumento pode estar ligado a chuvas em áreas mais altas da bacia do rio Acre, fora da região de Rio Branco, ou a alterações na dinâmica dos afluentes.

 

Sair da versão mobile