A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, abordou a relação entre preservação ambiental e princípios bíblicos, destacando a importância do cuidado e respeito à natureza, durante entrevista com o professor de história e geografia Josué Alves, de São Paulo.
Segundo Marina Silva, “o domínio de Deus não é um domínio não amoroso, não cuidadoso. O domínio de Deus é um domínio amoroso e cuidadoso”. Ela explicou que muitas vezes se tenta comparar esse conceito com o domínio humano, mas isso é equivocado. “Já tem um viés que é puxar pro nosso interesse de querer comparar o domínio de Deus com o domínio dos homens, das pessoas”, disse.
A ministra destacou ainda que, no Gênesis, Deus colocou o homem no jardim “para cultivar e guardar”. “Ou seja, se você vai cultivar, cultive com cuidado, cultive com respeito, cuide”, declarou.
Ela citou exemplos de textos bíblicos que reforçam práticas ambientais. “Se você encontra uma ave no ninho com os filhotes, não tire a ave do ninho. Se você conquista uma cidade, não derrube o seu arvoredo”, destacou.
Marina Silva também mencionou o Levítico 25, que prevê o repouso da terra, defendendo que “a terra também deve ter seu jubileu, seu descanso”.