Um novo levantamento da AtlasIntel divulgado nesta segunda-feira, 8, mostra que ministros do governo Lula (PT) despontam como favoritos na disputa pelas duas cadeiras do Senado Federal em São Paulo nas eleições de 2026. O destaque vai para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), e para o vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), que aparecem na liderança do segundo cenário testado pela pesquisa.
Segundo os números, Alckmin ocupa a primeira posição com 23,1% das intenções de voto, seguido por Marina Silva, que garantiria a segunda vaga com 17,7%. Ambos consolidam vantagem sobre nomes ligados ao bolsonarismo, como Eduardo Bolsonaro (PL) e Guilherme Derrite (PP), que figuram atrás no levantamento.
O estudo também testou outro cenário, em que os ministros Simone Tebet (MDB), do Planejamento, e Fernando Haddad (PT), da Fazenda, aparecem entre os favoritos, à frente de Eduardo Bolsonaro e Derrite. Nesse caso, a dupla bolsonarista soma oito pontos a menos que Tebet e cinco a menos que Haddad.
A metodologia da AtlasIntel considerou a soma dos percentuais de intenção de voto como primeira e segunda opção dos eleitores, simulando a dinâmica real do pleito de 2026, quando os paulistas poderão escolher dois nomes para o Senado.