Centenas de pessoas se reuniram na tarde deste domingo no Lago do Amor, em Rio Branco, para protestar contra a PEC da Blindagem e a PEC da Anistia, propostas que tramitam no Congresso Nacional e têm sido criticadas por diversos setores da sociedade civil.
O ato contou com a participação de movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos. Estiveram presentes o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e seus coletivos – a União da Juventude Comunista (UJC) e a Unidade Classista –, além da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Sindicato dos Urbanitários, do Sindicato dos Bancários, da ADUFAC, do Sinasefe/IFAC e do Movimento Negro Unificado (MNU) e PCdoB.
Durante os discursos, lideranças destacaram que a PEC da Blindagem enfraquece os mecanismos de fiscalização de agentes públicos e que a PEC da Anistia abre espaço para a impunidade em casos de irregularidades eleitorais. Para os manifestantes, ambas as propostas representam retrocessos democráticos e um ataque à luta popular.