domingo, 21 setembro 2025

Manifestação contra PEC da Blindagem e PEC da Anistia no Lago do Amor reúne centenas de pessoas em Rio Branco

Por Aikon Vitor, da Folha do Acre

Centenas de pessoas se reuniram na tarde deste domingo no Lago do Amor, em Rio Branco, para protestar contra a PEC da Blindagem e a PEC da Anistia, propostas que tramitam no Congresso Nacional e têm sido criticadas por diversos setores da sociedade civil.

O ato contou com a participação de movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos. Estiveram presentes o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e seus coletivos – a União da Juventude Comunista (UJC) e a Unidade Classista –, além da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Sindicato dos Urbanitários, do Sindicato dos Bancários, da ADUFAC, do Sinasefe/IFAC e do Movimento Negro Unificado (MNU) e PCdoB.

Durante os discursos, lideranças destacaram que a PEC da Blindagem enfraquece os mecanismos de fiscalização de agentes públicos e que a PEC da Anistia abre espaço para a impunidade em casos de irregularidades eleitorais. Para os manifestantes, ambas as propostas representam retrocessos democráticos e um ataque à luta popular.

Publicidade