Ícone do site Folha do Acre

Lhamas e alpacas viram atração em Assis Brasil após apreensão na tríplice fronteira

Uma situação inusitada vem chamando a atenção em Assis Brasil, na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia. Um grupo de 42 lhamas e alpacas, apreendido ao tentar entrar no país, transformou-se em atração para moradores e visitantes da cidade.

Os animais, que seguiriam para o estado de Rondônia, ficaram embargados por mais de 15 dias e foram levados a uma propriedade rural no perímetro urbano de Assis Brasil, aguardando a regularização de seus documentos. O atraso, segundo o cuidador Frederico Tamareo, fez com que os bichos apresentassem sinais de emagrecimento, já que estavam em trânsito há vários dias.

“Eles emagreceram muito nesse período, mas estamos cuidando bem deles até a liberação oficial”, explicou Tamareo.

De acordo com informações repassado ao cuidador, os animais já estão liberados e devem seguir viagem nesta segunda-feira. Enquanto isso, a curiosidade da população não para de crescer: moradores têm aproveitado para visitar o local e conhecer de perto os simpáticos camelídeos andinos, pouco comuns na região.

A situação destaca a necessidade de rigor na fiscalização sanitária na fronteira, mas também mostra como a presença de espécies exóticas pode despertar interesse e empatia na comunidade local.

Sair da versão mobile