A capital do Acre, Rio Branco, será palco entre os dias 12 a 14 de setembro da I Semana Cultural Andina, que será realizada no Lago do Amor, na Avenida Dias Martins. A programação tem como objetivo celebrar a arte, a culinária, música e tradições dos povos andinos, além de fortalecer a integração socioeconômica entre o Acre, Bolívia e Peru.
A semana será realizada graças a um projeto de lei apresentado pelo deputado Luiz Gonzaga (PSDB) e sancionado pelo governador Gladson Camelí. Gonzaga sugeriu a criação da Semana Cultural Andina como forma de incetivar ainda mais a integração comercial e cultural entre o Acre e os dois países vizinhos.
O parlamentar agradeceu ao governador Gladson Camelí por sancionar a lei e incetivar o fortalecimento das parcerias entre o Acre e os países andinos.
“Fiquei muito feliz após a nossa proposta de lei ter sido sancionada pelo governador Gladson. Quero agradecer ao governador pelo incentivo às parcerias com nossos vizinhos peruanos e bolivianos. A Aleac e o governo do Acre têm objetivo comum ao estreitar os laços culturais e comerciais com os nossos vizinhos. A Semana Semana Cultural Andina vai trazer para o Acre oportunidades de negócios para nossos empresários e produtores”, disse Gonzaga.
A Semana Cultural Andina tem por objetivo promover a integração cultural entre o Estado e a República do Peru e Bolívia, valorizando as tradições, costumes e manifestações culturais do povo peruano e boliviano; fomentar o intercâmbio cultural, artístico e turístico entre o Acre, Peru e Bolívia, fortalecendo os laços de amizade e cooperação entre os povos; e estimular a realização de eventos, palestras, exposições, oficinas e demais atividades que celebrem e promovam a cultura peruana e boliviana.