quinta-feira, 4 setembro 2025

Gladson promove 223 militares no Acre; cabo da PM define momento como ‘realização de um sonho’

Redação Folha do Acre

Reafirmando o compromisso com a valorização profissional e o fortalecimento da Segurança Pública, o governador do Acre, Gladson Camelí, participou na tarde desta terça-feira, 2, da solenidade que oficializou a promoção de 223 policiais militares.

Do total promovido, 217 são praças e 6 oficiais, que celebraram esse marco ao lado de familiares, colegas de corporação e autoridades, em cerimônia realizada no Centro de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps).

O momento marca a progressão dos policiais militares na carreira, com promoções desde a graduação de cabo até o posto de 1º tenente. Entre os promovidos, estão os alunos do Curso de Formação de Cabos (CFC 2025), que teve a duração aproximada de dois meses.

A solenidade de promoção dos policiais militares representa um marco importante na trajetória profissional dos servidores, pois além de elevar o reconhecimento institucional, contribui para a melhoria salarial e reforça a valorização do trabalho desempenhado por esses profissionais.

O governador destacou que a promoção de patente para um militar representa o reconhecimento pelos esforços dedicados ao serviço da população e à constante evolução nos conhecimentos necessários para o desempenho qualificado de suas funções.

“Essa conquista também serve de exemplo e abre uma porta de esperança para aqueles que almejam uma promoção futura dentro da Polícia Militar. Durante o período em que estou à frente do governo do Acre, já fui testemunha de milhares de promoções dentro desta corporação. Isso comprova a importância que atribuímos aos nossos policiais, que são, ao mesmo tempo, agentes de segurança pública e pacificadores dos conflitos naturais da nossa sociedade”, afirmou.

Ainda em seu pronunciamento, Camelí agradeceu à comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marta Renata, e a toda a equipe governamental que trabalha para tornar ações como essa possíveis.

“Há duas coisas que tenho repetido constantemente em meus pronunciamentos. A primeira é o orgulho que sinto da nossa Polícia Militar. A segunda é que não haverá um verdadeiro desenvolvimento econômico e social no Acre se não tivermos um Estado que garanta a segurança e a paz dos seus cidadãos e cidadãs”, reforçou.

‘Cuidar da tropa, é cuidar da população’

A comandante-geral enfatizou que este é um momento que fica na história de cada militar e marca, com orgulho, a trajetória dessa instituição centenária.

“É um momento de muita alegria para todos nós, porque a promoção na carreira militar é algo muito esperado. Nos traz alegria, mas também muitas responsabilidades. É marcante para nós, porque é fruto do comprometimento, da disciplina, da entrega que o policial militar tem feito para a sociedade. Então, nada mais justo do que essa valorização profissional relacionada às promoções”, pontuou.

Durante a cerimônia, a PM lançou a moeda institucional Challenge Coins, que simboliza honra, pertencimento, reconhecimento e tradição dentro da corporação. O governador foi o primeiro a receber a honraria. “Tudo isso é reflexo de uma política de valorização profissional a homens e mulheres que se dedicam à nossa instituição, e isso vai ter reflexo na sociedade como um todo”, reforça.

Nova geração, tradição nos valores

Emídio da Costa Neto foi promovido a cabo e também recebeu a honraria, representando essa nova geração de militares.

“A PM é um sonho para muitas crianças, e eu realizei esse sonho. Hoje alcanço mais uma graduação, um posto a mais. Além de realização pessoal, também é realização profissional, porque estou me qualificando para atender melhor à população. Estou muito grato, graças a Deus pelo resultado, e agradeço também à minha família por tudo, pois me ajudou a chegar até onde eu estou”, agradeceu.

O agora 1º tenente Stevão Brasil, que se dedica há 25 anos a “servir e proteger”, como crava o lema da PM, disse que a promoção é uma forma de traçar novos planos e alcançar cada vez mais a população.

“Isso é muito bom para que nós, policiais militares, nos sintamos valorizados, porque é um reconhecimento do serviço, do tempo que nós dedicamos. Agora, mais focados nas questões administrativas. Continuamos trabalhando na rua, mas também conseguimos levar para a população conhecimento administrativo”, reforça.

Agência de Notícias do Acre

Publicidade