terça-feira, 16 setembro 2025

Gladson anuncia investimentos em qualificação profissional e geração de empregos durante conferência com ministro

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

Durante a II Conferência Nacional do Trabalho, realizada na manhã desta terça-feira, 16, no auditório do Sebrae, em Rio Branco, o governador Gladson Cameli anunciou medidas voltadas para a geração de emprego e qualificação profissional no Acre.

Entre os principais pontos, Cameli destacou a implementação do projeto Casa do Trabalhador, que será desenvolvido por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), com cursos de capacitação em diversas áreas, especialmente no setor de tecnologia. A iniciativa contará também com a oferta de formações voltadas para inteligência artificial, resultado de parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal.

O governador ressaltou ainda o fortalecimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que já atende cerca de 40 mil pessoas por ano no Acre, agora reforçado com investimento de quase R$ 1 milhão anunciado pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

Segundo Cameli, o investimento vai possibilitar novas oportunidades de crescimento para a população. “Com esses investimentos, vamos poder oferecer cursos profissionalizantes, principalmente na área de tecnologia. Teremos ainda cursos na área de inteligência artificial, que nos levarão a excelentes resultados nesta parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal”, afirmou.

Além disso, o governador destacou que sua gestão tem priorizado a geração de empregos, tanto por meio de concursos públicos — que já possibilitaram a contratação de mais de 4,4 mil servidores — quanto pelo incentivo ao setor privado, que contratou cerca de 54 mil trabalhadores nos últimos cinco anos, segundo dados do Caged e do Sebrae.

Cameli também anunciou a construção de uma nova maternidade em Rio Branco, com inauguração prevista para março de 2026, em parceria com o Governo Federal, com o objetivo de oferecer melhores condições de atendimento às gestantes e recém-nascidos.

Para o governador, todas essas ações representam o compromisso de sua gestão em reduzir desigualdades e criar oportunidades para a população. “Tenho dito frequentemente que precisamos diminuir as diferenças sociais da nossa população. Entendo que o caminho para realizarmos esse propósito é através da geração de empregos e oportunidades. Assim, qualquer política que vá nessa direção terá o meu apoio incondicional”, completou.

Publicidade