sábado, 20 setembro 2025

Ex-deputado Eduardo Farias e Eriton Maia seguem no comando do PCdoB do Acre, decide militância em Conferência

Assessoria

O ex-deputado Eduardo Farias segue no comando do PCdoB estadual, ao lado do professor Eriton Maia. Os nomes deles foram aclamados neste sábado (20/9) durante o segundo dia de Conferência Estadual do partido, realizada no auditório da Fecomércio, em Rio Branco. Farias e Maia foram eleitos para o biênio 2025-2027.

Eduardo Farias ressaltou a importância das conferências municipais, que este ano foi realizada em 16 cidades do Acre, movimentando mais de 1.200 militantes e simpatizantes da luta democrática. Para se ter ideia, a Conferência Estadual mobilizou mais de 300 pessoas nos dois dias.

“Essas conferências municipais têm exatamente o papel de movimentar o partido, de estimular a militância, de fazer com que as nossas teses cheguem aos municípios e aos locais onde há militantes do PCdoB. Esse papel nós cumprimos. O resultado de ontem, com mais de 300 pessoas aqui na conferência estadual, mostra que o partido respondeu. Estamos prontos para um grande desafio, que pede uma movimentação maior”, ressaltou Farias.

Já a ex-deputada federal Perpétua Almeida enfatizou que é preciso montar um palanque no Acre para o presidente Lula. Ela pontuou que a reeleição dele é fundamental para a soberania do País e para barrar a extrema direita.

“Nossa grande tarefa é garantir que o Acre contribua para a reeleição do presidente Lula. O PCdoB fará todo o esforço para ter um palanque para Lula no estado. Teremos candidatos ao governo, ao Senado, uma chapa importante para disputar uma ou duas vagas na Câmara Federal e reforçar nossa bancada na Assembleia Legislativa, que atualmente conta apenas com o deputado Edvaldo Magalhães. Precisamos também apoiar outros partidos na eleição de representantes”, disse ela ao reforçar que pretende disputar uma das 8 vagas na Câmara dos Deputados.

O deputado estadual Edvaldo Magalhães foi além. Disse que é possível eleger deputados federais, estaduais e senadores no próximo ano. Ele leva em consideração para isso a votação expressiva do presidente Lula no Acre, em 2022, em que o petista alcançou 30% dos votos.

“Olhando para uma coisa que é objetiva: o Acre tem 30% de eleitores do Lula. Nós temos a responsabilidade de recepcionar, num primeiro momento, esse eleitor. Esse eleitor elege deputados federais, esse eleitor elege deputados estaduais, esse eleitor elege senador e esse eleitor pode botar um candidato a governador no segundo turno. Então, essa é a estratégia. Basta que todos tenham a humildade e a capacidade política de estar olhando para o conjunto”, ressaltou.

Adalberto Monteiro, representante da direção nacional do PCdoB, disse que o próximo ano é de desafios, tanto no Acre quanto no Brasil.

“O Brasil se defronta com dois grandes desafios. O primeiro grande desafio é batalharmos por uma nova vitória de uma ampla frente, liderada pelo presidente Lula, em 2026. Isso é decisivo e imediato para o futuro do Brasil. O segundo grande desafio é batalharmos por mudanças estruturais que removam os obstáculos que estão travando, impedindo que o desenvolvimento e o progressos social deslanche na nossa pátria. Agora, para esses dois grandes objetivos, só é possível reunindo o que houver de democrático, popular e patriótico no nosso país”, destacou.

Mais cedo, o médico Thor Dantas lançou sua pré-candidatura ao governo do Acre, em 2026. Esta foi a primeira vez que ele falou publicamente sobre o desejo de representar os acreanos no comando do Palácio Rio Branco.

Publicidade