Início / Versão completa
Destaque

“Estamos nos saindo melhor do que o imaginado”, afirma Viana sobre tarifas dos EUA

Por Por Mirlany Silva, da Folha do Acre 27/09/2025 09:00 Atualizado em 27/09/2025 09:27
Publicidade

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, avaliou que o Brasil está lidando com a pressão do tarifaço imposto pelos Estados Unidos de uma forma melhor do que o previsto.

Publicidade

“Acredito que estamos nos saindo melhor do que o imaginado dessa situação porque a diversificação de mercados é um fator central da política do governo Lula”, destacou ele à CNN Brasil.

Apesar de que a sobretaxação em 50% para os produtos brasileiros vendidos ao mercado norte-americano tenha resultado em demissões e incertezas por parte dos segmentos que não foram incluídos na lista de exceções, Viana destaca a diversificação de mercado proposta pelo governo federal como forma de contornar a problemática.

“Identificamos 195 produtos brasileiros potencialmente impactados pelas tarifas e a partir disso trabalhamos para inserir esses produtos em novos mercados, diversificando destinos e diminuindo a dependência das empresas brasileiras de um único parceiro comercial”, explicou Viana.

Publicidade

Após nove missões, a ApexBrasil viaja a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 2 e 4 de outubro, encerrando o ciclo global de articulação diplomática e comercial para a inserção internacional do Brasil, que percorreu todos os continentes. Desde 2023, a agência vem promovendo uma série de encontros com os Secoms (Setores de Promoção Comercial e Investimentos), Sectecs (Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação) e adidos agrícolas de diversos países.

“São países altamente relevantes tanto para o agronegócio e para a indústria de transformação. Em 2024, as exportações brasileiras para os Emirados Árabes Unidos, por exemplo, somaram US$ 4,5 bilhões, o que posicionou o país como o 14º destino das vendas externas do Brasil”, explicou o presidente da ApexBrasil.

Num balanço do projeto, o presidente da Apex, Jorge Viana, destaca que, entre 2023 e 2025, foram abertos mais de 400 mercados para produtos do agronegócio.

“Essas conquistas são fruto de uma atuação articulada entre ApexBrasil, Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e o setor privado; atores que se reuniram nesses encontros e puderam alinhar suas expectativas e trabalhar juntos para ampliar as oportunidades de mercado, consolidando o agro nacional como referência mundial”, concluiu.

Com informações da CNN Brasil.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.