quarta-feira, 10 setembro 2025

Edvaldo Magalhães denuncia descaso com o transporte nas escolas rurais de Tarauacá: ‘é permanentemente reincidente’

Assessoria

Durante a sessão desta terça-feira (9/9), o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) apresentou um requerimento solicitando uma audiência pública para discutir a situação do transporte escolar fluvial em Tarauacá. O parlamentar disse que o problema é recorrente e tem trago prejuízos incalculáveis aos estudantes.

“A crise do transporte escolar rural em Tarauacá, ela é permanentemente reincidente. Já se teve várias paralisações, há uma relação conflituosa e ilegal das empresas com os transportadores escolares, e isso está levando a uma crise no sistema de ensino. A maioria das escolas rurais de Tarauacá não conseguiram ter aula durante três meses, durante este ano inteiro. Três meses! Por conta do problema de transporte escolar”, disse Edvaldo Magalhães.

Em outro trecho, ele afirmou que, com base nas informações apresentadas na denúncia feita pelos barqueiros, “as empresas recebem, não fazem o pagamento devido aos barqueiros, de vez em quando atrasa o pagamento das empresas, ela usa como desculpa para não fornecer o combustível, para não pagar a alocação do barco, para não pagar o salário dos barquinhos. Esta crise chegou no seu ápice num debate que teve na Câmara de Vereadores e inclusive de uma denúncia feita ao Ministério Público, que acionou o Núcleo de Educação de Tarauacá, que não recebeu respostas, que inclusive acionou e pediu instalação de procedimentos por parte do Ministério Público Estadual. E, nós apresentamos esse requerimento para que tragamos para a Comissão de Educação desta Assembleia um debate acerca desta crise. Estão prejudicando e ferindo de morte o aprendizado rural em Tarauacá por irresponsabilidade no transporte dos alunos”.

Devem ser convidados o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, vereadores de Tarauacá, que protocolaram a denúncia, Chagas Batista e Janaína Furtado, além do presidente da Câmara, Rangelles Viana. O representante do Núcleo de Educação de Tarauacá também será convidado, bem como os representantes das empresas Suply Soluções em Tecnologia e Transportes Ltda. e Locadora Comércio e Representação Ltda. (LOACRE) e os trabalhadores que prestam o serviço, ou seja, os barqueiros.

A audiência deverá acontecer ainda no mês de setembro, em data a ser definida pelo presidente da referida Comissão.

Publicidade