quarta-feira, 10 setembro 2025

“Deputados federais e senadores têm rabo preso”, diz Leôncio Castro ao criticar STF

Redação Folha do Acre

O vereador Leôncio Castro (PSDB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Rio Branco, na manhã desta quarta-feira (10), para celebrar o voto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, contra a condenação do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), acusado de tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito.

Segundo Castro, o voto do ministro foi coerente e alinhado ao ordenamento jurídico, já que, de acordo com a justificativa apresentada, o STF não teria competência para julgar o ex-presidente.

O parlamentar afirmou ainda que a atual interferência do Judiciário nas funções do Legislativo é resultado da falta de firmeza do Congresso Nacional.

— Isso tudo está acontecendo porque os deputados federais e senadores têm o rabo preso e não têm coragem de enfrentar o Judiciário, que extrapola sua competência — declarou.

Leôncio também disse ter pesquisado sobre a trajetória do ministro Luiz Fux e elogiou sua carreira jurídica.

— Descobri que ele é o único ministro que percorreu todo o trajeto do Judiciário: foi juiz concursado, passou por todas as etapas até ser nomeado ministro, diferente de Alexandre de Moraes, que foi secretário de Segurança do Alckmin em São Paulo, e de Flávio Dino, que foi governador por um partido comunista — afirmou.

Publicidade