Na manhã desta terça-feira (9), o deputado Tio Pabllo (PSD) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para agradecer o apoio recebido enquanto esteve em tratamento de saúde e, em seguida, fazer críticas a problemas enfrentados pela população acreana, especialmente nas áreas de saúde e segurança pública.
O parlamentar destacou que, apesar de integrar a base de apoio ao governo, não poderia se calar diante do que classificou como “caos” em algumas secretarias. “Temos hoje um pronto-socorro ineficiente, que não funciona e apenas um neuropsicólogo para atender todo o estado, o que deixou parados 150 laudos de crianças neurodivergentes. Inclusive, emendas minhas estão retidas. Quando é para salvar vidas, não pode faltar ação”, afirmou.
Tio Pablo ressaltou que suas emendas e prestações de contas estão disponíveis em seu gabinete para consulta da população. Ele também mencionou os projetos sociais desenvolvidos em Sena Madureira, que resultaram em mais de 200 cirurgias realizadas e cerca de 5 mil atendimentos na zona rural, além de homenagens à memória do padre Paulinho.
O deputado ainda reforçou que, se for necessário entrar no embate político de 2026, está preparado. “A Assembleia Legislativa tem o respeito porque representa o povo. Se for para entrar na disputa, vamos entrar com força”, disse.
Encerrando sua fala, Tio Pablo destacou pautas positivas, como o reconhecimento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sena Madureira, que recebeu o título de utilidade pública e um aporte de R$ 100 mil em emenda parlamentar para compra de insumos e manutenção das atividades.
O parlamentar também apresentou moções de aplausos a personalidades de Sena Madureira e Plácido de Castro, incluindo o líder comunitário Piedade Pedro e os jovens advogados Júnior Helandio e Gabriel Sampaio Gonçalves, que desenvolvem trabalhos sociais voltados à população da zona rural.
“Que esta Casa saiba reconhecer quem trabalha pelo povo”, concluiu o deputado.